vsports

Resultados

Publicidade

Taça de Portugal: Sporting mais perto do Jamor

2025-04-03 21:44

O Sporting ganhou uma vantagem de dois golos sem resposta diante do Rio Ave, em casa, na corrida à final da Taça de Portugal. Numa noite chuvosa em Lisboa, os leões construíram o resultado no primeiro tempo, com golos de Geny Catamo e Gyokeres, este de grande penalidade.

Numa noite de grande desperdício leonino em zonas de finalização, e perante um Rio Ave que pouco incomodou em zonas adiantadas, Gyokeres assinou o seu golo da ordem num penálti “à Panenka”, um truque ainda desconhecido no repertório habitualmente mais à bomba das finalizações do sueco. A conversão desse castigo máximo – 43.º golo do sueco pelo Sporting em 2024/2025, igualando a marca da época passada – deu uma vantagem de 2-0 aos leões, na última jogada da primeira parte, já depois de Geny Catamo ter aberto o marcador ainda cedo, num pontapé de fora da área, recuperando uma bola afastada na sequência de um canto.

Foi uma primeira parte disputada a um ritmo lento, de parte a parte, com as “pedradas no charco” a serem garantidas nas habituais acelerações de Gyokeres, mas também de Maxi Araújo, ambos pelo corredor esquerdo.

O Rio Ave apresentou-se em Alvalade de forma retraída, e apenas em duas ocasiões ameaçou ofensivamente: numa iniciativa a solo de Clayton, culminada com um remate desviado para defesa fácil de Rui Silva, e depois, aí sim, num pontapé violento de André Luiz que “tirou tinta” ao poste mais distante da baliza leonina.

A segunda parte trouxe uma toada ainda mais desequilibrada, com o Sporting a somar (e a desperdiçar) lances de golo em catadupa. Geny até fez o 3-0 aos 77′, mas num fora de jogo que o VAR descortinou.

Protagonista principal do encontro, o suspeito do costume Viktor Gyokeres podia ter tido uma noite história em termos goleadores, perdendo inúmeros lances na cara de Miszta que o próprio criou. Entre eles, realce para uma jogada ao minuto 62, em que fez tremer a baliza vilacondense após uma “bomba” ao poste.

Apareceu o Rio Ave mais afoito na parte final do encontro, já com o jogo a ser disputado de forma mais incaracterística, com vários erros dos leões na saída de bola, mas sem beliscar a vantagem de dois golos que vão levar para a partida da segunda mão desta semifinal da Taça de Portugal, que será disputada em Paços de Ferreira, na Mata Real, a 22 ou 23 de Abril.

Publicidade