vsports

Resultados

Publicidade

Liga Betclic: Nem só de Gyokeres vive o Sporting

2025-04-12 18:57

Mesmo com o goleador leonino pouco inspirado e em branco, o Sporting conseguiu vencer na difícil deslocação ao Santa Clara, com Geny a marcar o tento solitário que permitiu subir ao primeiro lugar.

Frente à equipa que tinha sido a primeira a roubar-lhe pontos esta época no campeonato, e na ressaca de ter perdido a liderança do campeonato, o Sporting entrava em campo pressionado e na tentativa de pressionar o líder Benfica, que só joga no Domingo. Mas, de forma algo surpreendente, não se viu grande entusiasmo por parte dos Leões, que deixaram Geovany Quenda no banco, pouco intensos e em certas alturas a pecar no último passe. Do lado dos anfitriões não era muito diferente, conseguindo manter o adversário à ilharga e trocando a bola com algum à-vontade.

Foram precisos 38 minutos (!) para o estado de coisas mudar. O primeiro lance perigoso foi um livre de muito longe de Debast, que auxiliado pelo forte vento ia traindo Gabriel Batista, que desviou por cima junto à barra. Na resposta, aos 42′, livre de Gabriel Silva para a área, tentativa de corte de Trincão e a bola a sobrar para Vinícius Lopes ao segundo poste, que cabeceia para defesa de Rui Silva junto à base do poste. Logo no minuto seguinte mais um remate de longe, agora de Trincão, que passa muito perto do poste, e a fechar, também de fora da área, Geny remata à figura do guardião, mas com força suficiente para o obrigar a defesa a dois tempos.

Os minutos finais da primeira parte serviram de mote para o Sporting na segunda, que não se deixou relaxar. Mas o primeiro lance de relativo perigo até foi dos anfitriões, com um canto a ser cortado e a bola a ser colocada nas costas da defesa para Mateus Araújo mergulhar e cabecear ao lado. Após testar na primeira parte, Geny faturou na segunda, fazendo uma diagonal para receber o passe de Trincão e rematar cruzado com o seu pior pé, o direito, aos 50 minutos. A dupla repetiu a ação aos 60′, mas agora com Geny a tentar servir Gyokeres, sendo que o guarda-redes intercetou o cruzamento.

Aos 66′, falhanço incrível de Gyokeres à boca da baliza, acertando no poste após passe de Fresneda na direita, e dois minutos depois um livre de Debast para a área a encontrar Diomande para um cabeceamento certeiro, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo. Apesar de tentar partir em busca do empate, o Santa Clara mostrava algum nervosismo e falhava muito passes, enquanto do lado leonino Rui Borges aproveitava para refrescar a equipa, com as entradas de Geovany Quenda e St. Juste. O perigo só voltou a rondar as balizas perto do final, primeiro num livre de ângulo apertado cobrado por Debast para Gabriel Batista (85′) e depois com um remate de muito longe de Gabriel Silva, com a bola a passar perto do alvo, ainda que Rui Silva estivesse a controlar o lance (91′). Pelo meio, destaque para o regresso à competição de Pedro Gonçalves, aos 87′, após longo período de lesão.

A pressão passa agora para o lado do Benfica, que recebe o Arouca amanhã (18h00) na tentativa de recuperar o primeiro posto.

Publicidade