vsports

Resultados

Publicidade

Mundial’2026: Argentina vence Argélia com hat trick de Messi

A incomensurável categoria de Lionel Messi, desta vez traduzida num “hat-trick”, conduziu na terça-feira a Argentina à vitória sobre a Argélia por 3-0, a abrir o Grupo J do Mundial de futebol de 2026.

Em mais um tango para a lenda, o jogador de 38 anos decidiu a solo o encontro inaugural dos argentinos, com golos aos 17, 60 e 76 minutos, para igualar o alemão Miroslav Klose como melhor marcador da história quase centenária dos Mundiais, com 16.

Messi mostrou, na sua 200.ª internacionalização pela Argentina e no sexto Mundial, que continua a ser uma estrela. O atual jogador do Inter Miami marcou o primeiro golo de fora da área, o segundo lá dentro, na recarga, de pé direito, a uma bola defendida para a frente pelo guarda-redes argelino, e o terceiro com mais um remate de fora da área, rasteiro e muito colocado, para o seu primeiro “hat-trick” em Mundiais.

O jogo foi Messi, Messi e Messi, como referência, capitão e líder de uma Argentina que dominou o jogo com bola, sem acelerar muito, mas sempre em aparente controlo da situação, face a uma Argélia que poupou três craques para futuros compromissos.

O encontro começou, praticamente, com dois golos anulados por fora de jogo milimétricos, primeiro de Messi, aos cinco minutos, isolado por Lautaro, e depois por Chaibi, aos oito.

Mas, o terceiro valeu: aos 17 minutos, De Paul fez um passe no corredor central para Messi, que avançou com a bola e, ainda fora da área, atirou junto ao poste esquerdo de Luca Zidane – filho de Zinédine, nas bancadas -, que ainda tocou na bola.

Em vantagem, a Argentina tornou-se dona da bola, controlando o jogo pela posse, como habitual, mas sem criar perigo, enquanto a Argélia só respondeu na parte final da primeira parte, com quatro ações de Chaibi, nenhuma capaz de assustar Dibu.

Já nos descontos, aos 45+5 minutos, Messi marcou um livre na esquerda para o coração da área e Mac Allister cabeceou por cima.

Scaloni lançou Molina ao intervalo e a Argentina veio para a segunda parte em busca do segundo golo, que Messi (51 minutos) e Lautaro (54′) ameaçaram, antes de o técnico albi-celeste lançar Álvarez e Nico González.

A Argentina chegou mesmo ao segundo, aos 60 minutos, num lance iniciado num lançamento longo de Dibu, seguindo-se intervenções de Messi, Nico González e um remate de fora da área de Mac Allister, que Luca Zidane não segurou, e Messi aproveitou.

Com dois golos de desvantagem, Petkovic lançou, aos 64 minutos, os craques Aouar, Mahrez e Amoura, e, dois minutos volvidos, Luca Zidane, com uma grande defesa, evitou o “hat-trick” de Messi.

Acabou por não ser mais do que adiar o inevitável, já que, aos 76 minutos, Messi arrancou pelo meio, desmarcou Nico e este devolveu-lhe a bola para a entrada da área, com o 10 a dominar e a atirar rasteiro junto ao poste direito.

Estava consumado o “hat-trick”, o seu primeiro em Mundiais, e, pouco depois, aos 80 minutos, Messi cedeu o lugar a Nico Paz, numa altura em que também foi lançado Otamendi, o capitão do Benfica de 2025/26 que vai rumar ao River Plate.

Publicidade