vsports

Resultados

Publicidade

Euro 2024: Portugal fulminante goleia Luxemburgo

Com quatro golos em 23 minutos na primeira parte, Portugal venceu o Luxemburgo, por 6-0, e somou a segunda vitória no Grupo J de qualificação do EURO 2024, terminando os compromissos de Março na liderança do grupo.

Num jogo sem grande história, destaque para a primeira parte de Portugal, que mercê de uma eficácia notável ganhou o jogo praticamente nesse período. Autor de um bis no jogo anterior, Cristiano Ronaldo abriu as hostilidades logo aos nove minutos, aparecendo à boca da baliza para finalizar um passe de Nuno Mendes ao segundo poste. Pressionante e a assumir o controlo frente a um Luxemburgo inofensivo no ataque, Portugal partiu para a goleada nos minutos seguintes, graças a dois belos cabeceamentos de João Félix (15) e Bernardo Silva (18), antes de Cristiano Ronaldo fazer o 4-0 com um remate colocado após boa desmarcação (31), castigando ainda mais o Luxemburgo, a sua vítima preferida a nível de selecções, à qual já apontou 10 golos.

Com o jogo praticamente decidido, Portugal encarou a segunda parte de ânimo mais leve, controlando os acontecimentos, e ao mesmo tempo viu-se um Luxemburgo mais afoito, que nos primeiros minutos ameaçou duas vezes a baliza de Rui Patrício, sendo que na primeira delas, aos 47, Vincent Thill protagonizou uma jogada individual que terminou com um remate rasteiro para boa defesa do guardião. Já após Roberto Martínez ter feito alterações com vista a gerir a equipa e testar novas soluções, Portugal despertou e embalou rumo a uma goleada mais folgada, igualando os resultados de 1961 e 2005, os mais volumosos sobre o Luxemburgo.

Acabados de entrar, Rafael Leão e Otávio protagonizaram o 5-0, com o jogador do Milan a cruzar da esquerda, após arrancada portentosa de Nuno Mendes, e o médio do Porto a corresponder com uma impulsão notável e cabeceamento certeiro. Na marcação de um livre, Rúben Neves quase se estreou a marcar pela selecção, mas acertou na barra (83), e no minuto seguinte Rafael Leão permitiu a defesa de Moris na marcação de um penálti. O Nº15 não demorou a redimir-se, e logo em grande estilo, arrancando pela esquerda, flectindo para o meio, deixando três adversários pelo caminho, e finalizando com um remate rasteiro junto ao poste (88).

Também hoje, a Eslováquia venceu a Bósnia e Herzegovina (2-0), resultado que lhe permitiu subir ao segundo lugar, e a Islândia goleou o Liechtenstein (7-0), igualando os bósnios no terceiro posto.

Publicidade