vsports

Resultados

Publicidade

Euro 2024: Portugal despachou turcos e está nos 1/8 final

Portugal e Turquia defrontaram-se em Dortmund numa partida que terminou com o triunfo luso por 3-0 e com o consequente apuramento da seleção portuguesa para os 1/8 final do Euro 2024.


Muitas alterações de ambos os treinadores para esta partida. Do lado turco, Gunok e Kahveci ficaram na bancada. Além do guardião, Montella deixou de fora Muldur (autor de um golo frente à Geórgia), Arda Guler e Yildiz. Entram Bayindir, Çelik, Akturkoglu e Akgun. Já do lado português, Roberto Martinez abdicou dos 3 centrais, Cancelo voltou à lateral direita no lugar de Dalot e Palhinha tomou conta da posição 6.


A partida começou com Portugal a ameaçar por Ronaldo aos 2′, mas logo aos 7′ a Turquia chegou perto da área portuguesa com Rúben Dias a tirar o perigo. Portugal tentava pegar no jogo com Vitinha assumir a batuta, mas sempre longe da área adversária. Até que aos 21′ surgiu um cruzamento de Nuno Mendes na esquerda, a defesa turca desviou e a bola sobrou para Bernardo que atirou de pé esquerdo de primeira para o fundo das redes. Estava desbloqueada a partida e não demorou até a seleção portuguesa chegar ao 2-0 de forma no mínimo…curiosa. Numa descoordenação completa entre o central Akaydin que atrasou mal para o guardião Bayindir, a bola acabou por ultrapassar a linha de golo com o árbitro a confirmar o segundo português.


Depois foi a vez de vermos a Turquia a instalar-se no meio-campo português, com Akturkoglu a disparar rasteiro para defesa apertada de Diogo Costa. Já Bruno Fernandes e Ronaldo dispararam de longe, mas por cima. Kokcu respondeu aos 41′ obrigando Diogo Costa a defesa segura. O intervalo chegou com Portugal em vantagem por dois golos.


No regresso dos balneários, Martínez optou por deixar no banho Leão e Palhinha, ambos amarelados, entrando Rúben Neves e Pedro Neto para uma segunda metade em que Portugal procurou ter bola logo desde o início de forma a conter o possível ímpeto turco na busca pelo golo que relançasse a partida. O golo acabou por aparecer, só que do lado nacional. Aos 55′ Cancelo rasgou a defesa turca e Ronaldo isolado acabou por deixar em Bruno Fernandes que encostou para o terceiro português. Este golo deixava Portugal mais perto do triunfo, mas ainda havia jogo em Dortmund.

Aos 68′ Ronaldo ficou perto do seu primeiro golo no torneio, mas cabeceou mal. A segunda metade desenrolou-se a partir daí em ritmo lento, com Portugal a tentar espreitar as saídas em contra-ataque e a defender-se como podia. Pepe foi um elemento em destaque com uma exibição quase perfeita que mereceu o tributo na substituição por António Silva aos 83′. Nem com a entrada da estrela da companhia, Arda Guler, a seleção turca conseguiu criar perigo junto da área lusa. Portugal tinha o jogo controlado nos minutos finais e aos 88′ Bernardo Silva não chegou ao 4-0 por pouco. De qualquer forma, com o resultado de 3-0, Portugal garantiu o apuramento para os 1/8 de final do Euro 2024 e defronta a Geórgia na próxima 4.ª feira na última jornada desta fase.

Publicidade