Termina a partida! A três jogos do fim da fase de grupos do Europeu, Portugal carimbou a presença na fase final da prova fruto de um triunfo caseiro, por 3-2, diante da Eslováquia. Gonçalo Ramos abriu a contagem que Cristiano Ronaldo dilatou, ainda na primeira parte, de grande penalidade. Foi já depois de os eslovacos reduzirem, por Hancko, que Ronaldo bisou. O resultado final seria estabelecido por Lobotka, num grande golo. Noite de festa no Dragão! A Seleção Nacional estará na Alemanha!
95'
Diogo Jota! Na cara do golo, avançado do Liverpool atira ao lado.
94'
N. Gyömbér
94'
P. Hrošovský
92'
Dúbravka! Grande estirada do guarda-redes do Newcastle impede o 4-2 a Diogo Jota!
90'
Cinco minutos de tempo extra.
90'
Dúbravka! Guarda-redes eslovaco nega o golo a Portugal duas vezes seguidas, primeiro a João Félix e depois a Diogo Jota!
87'
Que perigo! Livre lateral batido por Bruno Fernandes, a bola passa à frente da baliza e ninguém toca nela.
87'
D. Ďuriš
I. Schranz
87'
Diogo Jota
Gonçalo Ramos
86'
Rúben Neves
Bernardo Silva
86'
Otávio
João Palhinha
85'
T. Suslov
85'
Lançado em profundidade pela direita, Cristiano Ronaldo ganha uma falta que permite a Portugal respirar.
83'
Jogo reatado.
82'
Um adepto invade o relvado. O jogo é interrompido.
80'
S. Lobotka
Assistência: O. Duda
Eslováquia: Golo de S. Lobotka! Golaço do número 22 - um pontapé fantástico de fora da área, sem hipótese para Diogo Costa. Vantagem de Portugal volta a ser de um golo (3-2).
79'
João Félix remata na passada, ao lado. O lance começou e fechou nos pés do recém-entrado avançado do Barcelona.
78'
Dúbravka! Pontapé violento de Bruno Fernandes parado pelo guardião eslovaco, de forma incompleta. O desvio foi pela linha de fundo. É canto.
Publicidade
Publicidade
77'
Suslov ao lado. Remate ambicioso do esquerdino da Eslováquia, com muita força mas sem pontaria.
76'
M. Tomič
P. Pekarík
75'
João Palhinha
72'
Cristiano Ronaldo
Assistência: Bruno Fernandes
Portugal: Golo de Cristiano Ronaldo! Bruno Fernandes coloca a bola à frente de Cristiano para um golo fácil, mas potencialmente decisivo nas contas deste jogo e do apuramento português.
69'
D. Hancko
Assistência: L. Bénes
Eslováquia: Golo de D. Hancko! Remate de fora da área embate em António Silva e trai Diogo Costa. Portugal é punido por ter "saído" de jogo antes de tempo, mas continua em vantagem.
68'
Cancelo! Quis fazer tudo sozinho, o lateral do Barcelona, conduzindo a bola até rematar desenquadrado.
67'
Novo contra-ataque desperdiçado pela Seleção. Ronaldo tentou furar entre dois adversários e a bola acabou nas luvas de Dúbravka.
65'
João Félix
Rafael Leão
65'
R. Polievka
Bozeník
65'
Ataque rápido sem sequência da parte dos homens que mais atacam a baliza eslovaca.
62'
Remate enquadrado da Eslováquia, para defesa segura de Diogo Costa. É o primeiro entre os postes para os visitantes. O autor foi Hancko, num pontapé cruzado, da esquerda do ataque forasteiro.
62'
Há algum tempo que Portugal não sai para o ataque.
61'
O. Duda
58'
Como chove no Dragão!
58'
Mais um remate de fora da área da Eslováquia, novamente muito longe do alvo. Foi Suslov.
57'
Bruno Fernandes
56'
Diogo Costa amarra ao segundo poste a bola após um cruzamento do flanco esquerdo visitante. A Eslováquia aparece no jogo.
55'
Primeiro remate da Eslováquia, fraco e desenquadrado.
54'
Corte espetacular de João Palhinha após desatenção no lado direito da defesa portuguesa, que gerou um roubo de bola. Canto para a Eslováquia.
53'
A estatística não engana: 16 remates de Portugal, nenhum da Eslováquia.
Publicidade
Publicidade
52'
Rúben Dias cabeceia ao lado, sem perigo.
52'
Defesa da Eslováquia volta a ceder canto, agora após cruzamento de Bruno Fernandes.
51'
Seleção Nacional volta a estar perto do golo, com Gonçalo Ramos a tentar assistir Bruno Fernandes, mas um adversário chega primeiro e afasta pela linha de fundo. Canto para Portugal.
49'
Contra-ataque venenoso de Portugal, com Bernardo Silva a ser lançado na direita da grande área por Cristiano Ronaldo e a ganhar um canto.
46'
T. Suslov
R. Mak
46'
L. Bénes
J. Kucka
46'
Inicia-se a segunda parte.
47'
Intervalo. Bela exibição de Portugal, que leva para o descanso dois golos de vantagem sobre a Eslováquia na noite em que, garantidamente, irá apurar-se para o Euro 2024 caso vença. E poderia dispor de uma vantagem bem maior, tal a quantidade de ocasiões de que a equipa às ordens de Roberto Martínez dispôs e desperdiçou, aqui e ali por inépcia, noutras vezes devido à oposição do guarda-redes contrário Dúbravka. Portugal está a 45 minutos da Alemanha.
46'
Ronaldo! Por cima! Belo desenho ofensivo da equipa nacional, com Cancelo a cruzar e CR7, com um remate acrobático, a disparar por cima da trave. Gonçalo Ramos também estava na jogada.
45'
Um minuto adicional para se jogar.
43'
Gonçalo Ramos ao poste! Remate cruzado de Ronaldo e Ramos desvia para o ferro, à boca da baliza! Seleção Nacional está a dever-se bastantes mais golos do que os que já marcou - oxalá não precise deles.
40'
Ronaldo remata desviado. Canto para Portugal, que está endiabrado! Ronaldo pede (ainda) mais apoio das bancadas.
39'
Ronaldo! Falhanço incrível! Bruno Fernandes assiste Bernardo Silva para um remate que Dúbravka volta a parar, mas de forma incompleta, para a frente de Ronaldo, mas o número 7 da Seleção atira para fora, com tudo para fazer o 3-0.
38'
Chove a cântaros no Dragão!
37'
Gonçalo Ramos! Belo trabalho do número 9 sobre um adversário e remate com a ponta da bota para mais uma defesa decisiva de Dúbravka.
35'
Lance perigoso dos eslovacos, na sequência de uma perda de bola de João Cancelo. António Silva impediu males maiores num lance contestado pelos forasteiros.
32'
Bernardo Silva tenta um lançamento longo, mas o mesmo revelou-se longo de mais. Recolhe Dúbravka.
31'
P. Pekarík
29'
Cristiano Ronaldo
Grande Penalidade
Portugal: Cristiano Ronaldo converte com sucesso a grande penalidade! Bola para um lado, guarda-redes para o outro e Portugal aumenta a vantagem para 2-0. Um começo de noite de sonho no Dragão!
28'
Penálti para Portugal! Cruzamento de Rafael Leão e Vavro deixa o braço para trás, impedindo a bola de seguir o seu destino. Castigo máximo e Ronaldo pega na bola para tentar o golo 124 pela Seleção.
Publicidade
Publicidade
26'
Bruno Fernandes! Quase o 2-0! Cancelo evita um adversário, cruza de trivela e Bruno Fernandes desvia de cabeça para uma grande defesa do guardião visitante. Grande jogada de Portugal!
24'
Ola mexicana anima bancadas do Dragão.
23'
Bernardo Silva! Remate na passada, em vólei, ao lado.
22'
Boa iniciativa individual de Rafael Leão, que cruza para a grande área mas o bloco defensivo eslovaco devolve a bola pela linha lateral.
20'
Bozeník cabeceia por cima, mas em fora de jogo.
18'
Gonçalo Ramos
Assistência: Bruno Fernandes
Portugal: Golo de Gonçalo Ramos! Cabeceamento exímio do avançado, após trabalho e assistência de Bruno Fernandes. Portugal na frente!
15'
Eslováquia! Ao ferro! Bola para a grande área portuguesa, António Silva faz o desvio e Diogo Costa desvia para a trave, impedindo o autogolo!
14'
Dúbravka! Guarda-redes visitante volta a impedir o golo português, agora num cabeceamento de Rafael Leão após cruzamento de Dalot.
14'
Bruno Fernandes! Excelente pontapé de pé esquerdo para uma defesa difícil, por cima da trave, do guardião eslovaco.
7'
Portugal! Como é possível?? Bruno Fernandes servido ao segundo poste, devolve a bola para a frente da baliza, Ronaldo recolhe a bola e tenta marcar de calcanhar, sem sucesso, e depois é Bernardo a não ter sorte a tentar acertar nas redes contrárias. Mas o lance seria considerado irregular por fora de jogo.
6'
Ronaldo! Ao lado! Palhinha rouba a bola, Rafael Leão serve o capitão nacional e este remata desviado. É canto para Portugal.
1'
Ronaldo ameaça mas estava em posição ilegal!
0'
Portugal tenta organizar o seu jogo perante uma Eslováquia expectante, no seu meio campo defensivo.
0'
Soam os hinos nacionais.
0'
Nota: está a chover, e bem, na Cidade Invicta.
0'
Do lado eslovaco, destaque para a titularidade do ponta de lança Bozeník, que representa o Boavista.
0'
Para a turma das quinas, o acesso à fase final do próximo Europeu de futebol será possível esta noite por duas vias: se vencer a sua congénere eslovaca, no Dragão; e se empatar, desde que a Islândia vença, em casa, o Luxemburgo.
0'
Neste jogo em que Portugal pode desde já carimbar a presença no Euro 2024, Roberto Martínez lança uma equipa de pendor extremamente ofensivo, combinando nas escolhas inicias, pela primeira vez, Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos na frente de ataque.
0'
Eslováquia (Suplentes): Rodak, Ravas, Tomic, Satka, Gyomber, Suslov, Polievka, Benes, Hrosovsky, De Marco, Holly e Duris.
Publicidade
Publicidade
0'
Portugal (Suplentes): Rui Patrício, José Sá, Nélson Semedo, João Neves, João Félix, Danilo, Gonçalo Inácio, Pedro Neto, Otávio, Rúben Neves, Diogo Jota e Vitinha.
Portugal (Onze Inicial): Diogo Costa, João Cancelo, António Silva, Rúben Dias, Diogo Dalot, João Palhinha, Bruno Fernandes, Rafael Leão, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos.
0'
Já é conhecido o onze oficial da Seleção Nacional!
0'
Avançados - Ricardo Horta (SC Braga), Rafael Leão (AC Milan), João Félix (FC Barcelona), Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers), Gonçalo Ramos (PSG) e Diogo Jota (Liverpool FC).
0'
Médios - João Palhinha (Fulham FC), Rúben Neves (Al-Hilal), João Neves (SL Benfica), Bruno Fernandes (Manchester United), Otávio Monteiro (Al Nassr), Vitinha (PSG) e Bernardo Silva (Manchester City).
Guarda-redes - Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers FC) e Rui Patrício (AS Roma).
0'
O selecionador nacional divulgou a lista de convocados no passado dia 6 de Outubro. Eis os eleitos:
0'
Portugal lidera o grupo com 18 pontos, atrás segue a Eslováquia com 13. Com 6 vitórias em outros tantos jogos disputados, a seleção liderada por Roberto Martínez vai tentar manter-se invicta frente aos eslovacos.
0'
Tasos Sidiropoulos foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre Portugal e Eslováquia, a contar para o grupo J de apuramento para o Euro 2024. O grego terá como assistentes Polychronis Kostaras e Lazaros Dimitriadis, Ioannis Papadopoulos o 4.º árbitro. VAR e AVAR ficarão a cargo de Angelos Evangelou e Vassilis Fotias, respetivamente.