vsports

Resultados

Publicidade

Taça de Portugal: Sporting vence com bis de Harder

O Sporting venceu o Portimonense por 2-1, no Algarve em partida a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Os verdes e brancos chegaram à vantagem por intermédio de Harder (40′), mas não foram eficazes, e acabaram por sofrer o golo do empate, numa bola parada, por intermédio de Elijah Benedict (87′). Contudo, no último ‘pressing’, os leões conseguiram chegar ao golo do triunfo, no bis de Harder (90+5′).

O Sporting visitava Portimão no arranque da sua participação na Taça de Portugal, depois de na temporada passada ter sido finalista. A equipa de Rúben Amorim regressava assim a um terreno onde foi feliz nas últimas épocas, e isto a poucos dias também do regresso aos compromissos na Liga dos Campeões.

Os leões queriam confirmar o bom momento, depois de oito vitórias em todos os jogos disputados na Liga Betclic até ao momento. Por outro lado, a equipa alvinegra atravessa uma espécie de crise na segunda liga, depois de três derrotas consecutivas, e ocupando o 16.º e antepenúltimo lugar da tabela classificativa.

Em relação aos embates no terreno do Portimonense, a história era naturalmente favorável aos leões, com 13 triunfos da equipa de Alvalade, contra seis dos algarvios. No onze escalado por Rúben Amorim, Harder foi o titular na frente de ataque, com Gyokeres a começar o encontro a partir do banco. Mas a grande surpresa da noite foi a utilização do jovem central Bruno Ramos, de 19 anos.

O Sporting começou muito forte o encontro, e logo aos três minutos poderia ter inaugurado o marcador, por intermédio do ponta de lança dinamarquês. Bom cruzamento dentro da área e Harder rematou de primeira para boa defesa de Vinícius.

Só dava Sporting, e já próximo da meia hora uma iniciativa de qualidade de Quenda, que culminou num cruzamento mas não conseguiu encontrar Harder. Os verdes e brancos não desistiam dos seus intentos de chegar rapidamente à vantagem, e quase no lance a seguir Hjulmand, ao primeiro poste, na sequência de um canto, desviou de cabeça e proporcionou uma grande defesa ao guardião do Portimonense.

Tímidos lá atrás, só perto do intervalo os algarvios se aproximaram da baliza defendida por Kovacevic. O pontapé de Durán foi fraco e não causou sobressaltos ao guardião leonino. Mas na resposta, o Sporting chegou ao golo. Grande visão de jogo de Nuno Santos, que com um passe de categoria descobriu Harder, que na passada finalizou de pé esquerdo para o fundo das redes.

Ainda antes do descanso, Trincão quase abria o livro, numa grande jogada individual, mas acabou por falhar a finalização. Os leões iam com toda a justiça em vantagem para o intervalo, numa exibição segura, mas sem o andamento que tem imprimido na Liga Betclic.

Na segunda parte manteve-se a mesma toada, com os leões no controlo, mas sem imprimirem um grande ritmo no jogo. Logo a abrir, o Sporting voltou a somar mais uma oportunidade. Boa jogada de Harder a romper, mas Trincão não conseguiu desviar da melhor forma. O Portimonense estava com muitas dificuldades para sair do seu meio campo, mas ao minuto 55´ conseguiu criar perigo. Cruzamento de Geovane, com Tamble a antecipar-se e depois a atirar um pouco por cima da baliza.

Amorim mexia no xadrez e lançava Gyokeres, passando o Sporting a jogar com dois pontas de lança. Geny Catamo também foi aposta, numa tentativa de trazer algo mais ao futebol ofensivo ao conjunto de Alvalade. Mas os leões continuavam desinspirados e a meio gás. Face ao festival de desperdício, o Sporting colocou-se a jeito, e deixou o Portimonense empatar na sequência de uma bola parada.

Depois de um canto, Alemão de cabeça colocou a bola em zona de finalização onde apareceu Elijah Benedict a finalizar para o fundo da baliza, à passagem do minuto 87. Ao minuto 90+2, Trincão, num livre, disparou a centímetros do poste.

De forma a evitar o prolongamento, o Sporting puxou dos galões e foi à procura de golo do triunfo que acabou por acontecer à passagem do minuto 90+4. Excelente jogada, com a bola a passar por Daniel Bragança e Gyokeres, Harder no frente a frente com Vinícius a atirar para o fundo da baliza.

Vitória muito suada do Sporting que assim segue para a próxima eliminatória da Taça de Portugal.

Publicidade