Publicidade
O FC Porto foi a Vila do Conde tentar pescar mais três pontos mas acabou enredado numa teia de desinspiração e assolado pelo vendaval de eficácia do Rio Ave, que venceu por 3-1, com Aziz a bisar e a assistir. Destaque para Mehdi Taremi que na segunda parte desperdiçou um penálti.
O jogo começou logo com os anfitriões a criarem perigo, num remate de Fábio Ronaldo para defesa espetacular de Diogo Costa aos 42 segundos, e o primeiro golo aconteceu aos 22 minutos, numa boa jogada construída pelo centro para desmarcação de Aziz, que à saída do guarda-redes desviou de forma subtil. Antes da meia-hora, Evanilson desviou para dentro da baliza de Jhonatan, mas o lance foi invalidado por fora de jogo do brasileiro. Os “dragões” pareceram surpreendidos e mais ficaram aos 33, quando Aziz fugiu para a direita e cruzou largo para Pedro Amaral aparecer a encostar ao segundo poste. Pepê (34′) e Evanilson (42′) testaram a atenção de Jhonatan mas este respondeu com tranquilidade. O resultado ganhou ainda mais contornos de grande surpresa quando à beira do intervalo Aziz bisou, num excelente golpe de cabeça após cruzamento de Pedro Amaral (43′).
A segunda parte foi completamente diferente e pertenceu por inteiro aos visitantes. O momento de viragem podia ter sido aos 60 minutos, num penálti por mão na bola de Costinha, mas o remate ao ângulo de Mehdi Taremi esbarrou na barra. O FC Porto continuou a pressionar e a atacar e aos 71′ o voo de Jhonatan desviou o remate portentoso de Toni Martínez. Nos oito minutos de descontos, novo esforço do campeão nacional, com André Franco a rematar para nova defesa do guarda-redes (93′) e Toni Martínez a reduzir através de num belo cabeceamento. Houve ainda tempo para Otávio acertar no poste, mas o resultado não sofreu mais alterações. O desaire fez também com que o FC Porto não conseguisse recuperar a liderança, pertença agora do SC Braga.
Publicidade