vsports

Resultados

Publicidade

Liga Europa: Golo épico de Pedro Gonçalves e exibição de luxo de Adán dão vitória em Londres

Noite histórica para o Sporting que esta noite venceu o Arsenal (5-3 após g.p.), o atual líder da liga inglesa. Foram precisos 120 minutos e penáltis para carimbar a passagem aos quartos de final da Liga Europa, mas a equipa portuguesa venceu com todo o mérito aquele que era considerado um dos principais candidatos à conquista do troféu.

Com o empate a duas bolas conseguido em Alvalade, o Sporting entrou melhor e a ombrear com o emblema inglês. Trincão ameaçou logo aos 13 minutos, mas o remate do extremo saiu ao lado do alvo. O Arsenal foi subindo de rendimento e pouco depois Adán fez a primeira de uma série de grandes defesas que haveria de fazer ao longo de todo o encontro. Nelson cruzou na esquerda, Gabriel Jesus ao segundo poste a desviar mas o guarda-redes espanhol negou o golo ao brasileiro. Ainda assim, aos 19′, Adán não conseguiu evitar o golo de Xhaka na recarga, após travar o primeiro remate de Martinelli. Balde de água fria para os adeptos leoninos que se fizeram ouvir durante toda a noite nas bancadas do Emirates. Perto da meia-hora, Edwards sozinho e com espaço podia ter feito melhor, mas atirou contra Zinchenko. Já Adán voltou a salvar a sua equipa, travou o remate de Gabriel Jesus que se preparava para festejar o 2-0. Em cima do intervalo Ugarte arriscou o remate de fora da área, o uruguaio por pouco surpreendia Ramsdale, mas atirou para fora e o Sporting recolheu ao balneário em desvantagem.

A segunda parte começou como a primeira, com o Sporting no comando das operações e o Arsenal sem conseguir manter a posse de bola. Mas nada fazia prever o que estava para vir. Aos 62 minutos, num momento de grande inspiração e classe de Pedro Gonçalves, remate do meio da rua a surpreender Ramsdale, chapéu perfeito, ‘golaço’ que vai ficar na história. Logo a seguir foi Paulinho a ameaçar a baliza inglesa, o cabeceamento saiu ligeiramente por cima. E Edwards, aos 72′, podia ter matado o jogo mas acabou por acertar na cara de Ramsdale. Até ao fim do tempo regulamentar, Fábio Vieira a bater um livre direto à baliza do Sporting, Adán afastou a soco.

O prolongamento começou com um susto para a equipa de Rúben Amorim, um mau atraso de Essugo a isolar Trossard, sozinho na cara de Adán viu o guardião defender o seu remate e logo a seguir a bola embater no poste. Na 2.ª parte do prolongamento, Adán novamente em destaque, com uma defesa apertada a tirar para canto o cabeceamento de Gabriel após livre de Odegaard. Logo a seguir, foi Diomande que fez as vezes do guarda-redes e cortou em cima da linha nova investida do central arsenalista. O jogo seguiu para as grandes penalidades e Adán, tantas vezes criticado esta época, foi herói. Martinelli para bater o 4.º penálti, o guardião espanhol adivinhou o lado e travou o remate. Logo a seguir Ramsdale também acertou no lado, mas Nuno Santos bem ao seu estilo com uma bomba indefensável a colocar o Sporting nos 1/4 de final da Liga Europa.

Os sorteios das competições europeias estão agendados para esta sexta-feira, 17 de Março, arrancam pelas 11h00 hora de Portugal Continental.

Publicidade