vsports

Resultados

Publicidade

Liga Europa: FC Porto empata na Bélgica

Mais um jogo sem vencer para o FC Porto, empatou a duas bolas no terreno do Anderlecht, resultado que deixa a equipa de Vítor Bruno em 21.º lugar da tabela, posição que garante a disputa do play-off da Liga Europa.

A caminhar sobre brasas, Vítor Bruno surpreendeu com a inclusão de Otávio no onze inicial. De recordar que o central não jogava desde a derrota frente ao Farense em casa, há mais de dois meses.

Certamente que os corações portistas terão sofrido paragem ligeira, quando aos 14 segundos, logo na jogada do pontapé de saída, Dolberg picou a bola por cima de Diogo Costa e atirou para dentro da baliza azul e branca. O golo foi anulado por fora de jogo, mas estava feito o aviso.

O FC Porto não se desconcentrou e seguiu em frente no jogo, Eustáquio no comando das operações, primeiro atirou para defesa de Coosemans aos 9′, depois cruzou para cabeceamento de Nico González que o guardião também resolveu. Edozie era uma dor de cabeça para João Mário, aos 13′ ganhou em velocidade e tentou colocou a bola a entrar entre Diogo Costa e o poste, o guarda-redes portista sacudiu para canto.

Sem grande preparação e ainda sem lances de perigo eminente, ao minuto 20 Moura ficou caído na área depois de ter sido atingido por Degreef, alertado pelo VAR o árbitro foi ver as imagens e assinalou penálti para o FC Porto. Galeno chamado a bater não desperdiçou. Até ao intervalo, destaque para o amarelo exibido a Nico González, fez uma falta totalmente desnecessária a meio-campo sobre Simic e fica de fora no próximo jogo. No último minuto dos descontos, Dendoncker tentou surpreender Diogo Costa mas este respondeu com uma defesa atenta e os portistas saíram para os balneários a vencer.

A segunda parte começou com uma bola no ferro da baliza do FC Porto. Cruzamento atrasado de Degreef, Rits completamente solto e com Diogo Costa batido, cabeceou ao poste. Depois da ameaça, aos 52′ chegou mesmo o empate. Pepê perde para Rits à entrada da área, o belga soltou para Degreef que solto de marcação atirou à vontade e fez o 1-1.

Aos 74′, quando Samu se preparava para desviar o cruzamento de Pepê, Coosemans com uma grande estirada a intercetar a bola e a tirar o pão da boca do espanhol. Logo a seguir, remate cruzado de Galeno, atirou ao lado. Até que ao minuto 83′, na primeira vez que tocou na bola, Fábio Vieira recebeu o passe de Nico González, ajeitou e rematou de fora da área, a bola só parou no fundo da baliza belga. Grande golo do jogador portista, muito celebrado por todos no Estádio do Anderlecht. Os festejos duraram pouco, já que dois minutos depois, mais um golaço, este para o lado belga. Remate de Amuzu à entrada da área, há um desvio em Otávio que trai Diogo Costa que assim não conseguiu negar o golo do belga.

Gonçalo Borges teve nos pés o 3-2 no último lance do jogo, arrancou na direita, fletiu para dentro, mas o remate saiu com pouca força e Coosemans defendeu. Galeno estava pronto para a recarga, mas Engwanda esticou-se todo e cortou.

O FC Porto consegue um empate inédito na Bélgica, mas insuficiente para travar a contestação dos últimos tempos, depois da goleada sofrida frente ao Benfica e à recente eliminação da Taça de Portugal. Segue-se a receção ao Midtjylland a 12 de Dezembro (20h00).

Publicidade