vsports

Resultados

Publicidade

Liga das Nações: Ronaldo salta do banco para marcar

Portugal somou este domingo nova vitória na Liga das Nações, venceu por 2-1 a Escócia, que até marcou primeiro mas os golos de Bruno Fernandes e de Cristiano Ronaldo garantiram os três pontos para a seleção nacional.

Roberto Martínez deixou Cristiano Ronaldo no banco, algo que não acontecia num jogo oficial desde o Mundial de 2022, apostou em Nélson Semedo, António Silva, João Palhinha e Diogo Jota. As bancadas do Estádio da Luz estavam animadas, e nem com o golo sofrido ao minuto 7 perderam fulgor. Após livre de Gilmour a bola chegou a McLean, este fez um grande cruzamento que McTominay, aproveitando a desatenção defensiva de Portugal, não desperdiçou e de cabeça colocou os escoceses na frente na primeira oportunidade.

Apesar da desvantagem, Portugal não esmoreceu e Rafael Leão à esquerda era uma dor de cabeça para os escoceses. Depois de várias tentativas, aos 20 minutos o avançado do Milan fletiu da esquerda para o meio e rematou forte e colocado, Gunn com uma grande defesa a evitar o empate. Logo a seguir, passe em profundidade de Bruno Fernandes, a lançar Rafael Leão na velocidade, este cruzou atrasado para Diogo Jota que rematou de primeira mas por cima da trave. O guardião da Escócia voltou a brilhar à meia-hora de jogo. Pedro Neto combinou com Bruno Fernandes, este levantou para a área para desvio de Diogo Jota de cabeça, Gunn defendeu. Ainda antes do intervalo, mais um remate de Rafael Leão, falhou por centímetros o alvo.

No segundo tempo, já com Rúben Neves e Cristiano Ronaldo no lugar de Pedro Neto e Palhinha, chegou o golo do empate. Cruzamento de Rafael Leão, Bruno Fernandes, que hoje celebra o seu 30.º aniversário, rematou em zona central à entrada da área e bateu Gunn, que ainda tocou na bola mas a deixou escapar para dentro da baliza.

Ao contrário do que aconteceu na 1.ª parte quando sofreu o golo, Portugal empatou e desacelerou, o que permitiu ao adversário aproximar-se da baliza de Diogo Costa. João Neves e João Félix entraram para contrariar essa tendência, mas só aos 78′ a seleção nacional ameaçou o golo. Cristiano Ronaldo assistiu João Félix de calcanhar, Gunn a fazer a mancha e a negar o 2-1. Logo a seguir, o lance mais incrível. João Félix e Cristiano Ronaldo, o primeiro cabeceou para defesa de Gunn, o segundo acertou no poste. Na sequência da jogada, Ronaldo acertou no outro poste e Gunn voltou a levar a melhor a Félix, defendeu em cima da linha de golo.

Cristiano Ronaldo, que frente à Croácia tinha chegado ao golo 900 da carreira, aos 88′ aumentou a sua marca para 901. Cruzamento de Nuno Mendes, Diogo Jota atacou a bola mas não tocou e foi Cristiano Ronaldo quem encostou e fez o 2-1.

Portugal soma 6 pontos e lidera o grupo A1, seguido pela Polónia com 3. Croácia e Escócia seguem ainda sem pontuar. Os próximos jogos da Liga das Nações estão agendados para 12 e 15 de Outubro.

Publicidade