vsports

Resultados

Publicidade

Liga Conferência: Vitória SC goleia St. Gallen e fica perto do apuramento direto

O Vitória SC venceu, esta quinta-feira, os suíços do St. Gallen (4-1), em partida a contar para a 5.ª jornada da fase regular da Liga Conferência. Com este triunfo, os vitorianos sobem à segunda posição.

Com uma grande campanha na Liga Conferência e depois do tropeção no Cazaquistão, o Vitória SC tentava somar mais um triunfo, dando continuidade ao seu melhor percurso europeu da história. Depois de três vitórias e um empate, os vitorianos tentavam garantir, desde já, a qualificação. Com 10 pontos os minhotos mediam forças na Suíça frente ao St. Gallen, que contava apenas com quatro.

Em relação à derrota na Luz, Rui Borges fez três alterações no onze, com as entradas de João Mendes, Tiago Silva e Gustavo Silva. Saíram Tomás Handel, Samu e Kaio César.

Num embate, com temperaturas abaixo de zero, o conjunto vimaranense iniciou a partida da melhor forma, com uma boa circulação de bola, e sempre com critério. Alberto Baio deu o primeiro sinal da equipa portuguesa, num pontapé a proporcionar uma boa defesa ao guardião Ati-Zigi.

Apesar da boa entrada dos minhotos, acabaram por pertencer aos suíços as duas primeiras grandes oportunidades da partida. Aos 17 minutos, depois de um primeiro remate de Akolo, Bruno Varela defendeu para a frente, com a recarga de Konietzke a sair defeituosa. Dois minutos volvidos, Csoboth rompeu na área, e com tudo para fazer o golo, permitiu a reviravolta de Bruno Varela.

Este crescimento dos helvéticos, não intimidou os vimaranenses, que conseguiram chegar ao golo à passagem do minuto 33. Tiago Silva deixou em Nuno Santos, e do cruzamento para a área resultou o desvio de João Mendes para o fundo da baliza. O golo recuperou os níveis de confiança da equipa de Rui Borges, e em cima do intervalo, o Vitória dispôs de duas oportunidades. Primeiro num desvio de João Mendes, após livre de Tiago Silva, com Zigi novamente a defender. No mesmo minuto, na sequência de um canto, Gustavo atirou ao ferro.

O segundo tempo abriu, e com os vitorianos no ataque. Alberto Baio disparou, de fora da área, com a bola a passar a rasar o poste. Aos 53′, Nélson Oliveira teve oportunidade para dilatar, mas valeu a saída de Zigi da baliza. O segundo da partida acabou mesmo por surgir ao minuto 58. Jogada entre Manu e Nuno Santos, com este último a cruzar do lado esquerdo, e Gustavo aproveitou para atirar a contar para a equipa portuguesa.

Contudo, o St. Gallen não atirou a toalha ao chão e reduziu à passagem do minuto 67. Cruzamento da direita, a bola chega a Csoboth, que se antecipou a Alberto Baio e disparou batendo Bruno Varela. Mas com os helvéticos à procura do empate, o conjunto luso pôde explorar as transições e acabou mesmo por dilatar a vantagem. Num contra-ataque dos vimaranenses, Manu lançou em Kaio César, que galgou metros pelo miolo e deixou depois para o disparo vitorioso de Alberto Baio.

Já em tempo de compensação, José Bica teve nova ocasião, mas Zigi evitou o golo. Mas o conjunto luso haveria mesmo de elevar a contagem: Samu fez a recarga vitoriosa, depois de um primeiro remate de José Bica.

Com este triunfo, o Vitória SC ascendeu ao segundo lugar da fase regular. A equipa de Rui Borges somou o décimo triunfo em 11 jogos na competição, e soma agora 13 pontos, menos dois do que o comandante Chelsea, e está apenas um ponto de assegurar a qualificação direta para os oitavos. No último jogo recebe a Fiorentina em casa, partida agendada para dia 19 de Dezembro, 20h00.

Publicidade