vsports

Resultados

Publicidade

Liga Bwin: Segunda parte demolidora vale triunfo portista na Madeira

Triunfo do FC Porto no Funchal com golos de Wendell (50′) e Galeno (55′) numa altura em que ambas as equipas estavam reduzidas a dez elementos devido às expulsões de Bernardo Folha (38′) e Pablo Moreno (42′).

José Gomes e Sérgio Conceição apresentaram onzes com novidades na partida dos Barreiros, com o destaque maior a cair na estreia de Bernardo Folha no meio-campo portista no jogo da 18.ª jornada da Liga Portugal Bwin, já os insulares deram os primeiros minutos a um avançado que já é conhecido do futebol português e que chegou no mercado de janeiro: Riascos.

Apesar de a equipa da casa ter entrado com mais bola no pé, coube ao FC Porto a primeira grande ocasião logo aos 3′ com Otávio a recuperar uma bola à defensiva maritimista, ultrapassou Makaridze e assistiu atrasado, mas para uma zona onde apareceu apenas Mosquera que tirou o perigo. Sobre perigo nos primeiros 15 minutos estamos conversados. Referência ainda para os três cartões amarelos exibidos por Fábio Veríssimo no primeiro quarto-de-hora o que fez com que a madrugada desta partida tivesse mais cartões que remates à baliza.

Aos 18′ o FC Porto apareceu no jogo com um cabeceamento de Uribe que saiu por cima, mas o verdadeiro lance de golo coube aos insulares com Léo Pereira a cruzar largo na direita e Xadas a aparecer ao segundo poste e a disparar de primeira ao lado da baliza de Diogo Costa, dando até sensação de golo a alguns adeptos na bancada. Diogo Costa que aos 32′ foi chamado a uma intervenção atenta a remate de Val Soares.

O jogo animou e com sinal mais para os madeirenses. Aos 35′ Xadas trabalhou na entrada da área portista e disparou para um enorme intervenção do guarda-redes portista que adiava desta forma a abertura do marcador. Mas lembra-se de lhe falarmos em 3 cartões amarelos no primeiro quarto de hora? Pois bem, Bernardo Folha (38′) e Pablo Moreno (42′) ambos amarelados naquele período, foram mais cedo para os balneários, com Sérgio Conceição a seguir o mesmo caminho por protestos aquando da expulsão do seu jovem jogador que teve uma estreia no campeonato para esquecer. Muitos nervos e pouco futebol até ao apito de Fábio Veríssimo para o intervalo.

A segunda metade abriu praticamente com o grito de golo portista. Wendell, aos 50′ trabalhou na entrada da área verde-rubra e atirou em jeito e sem hipótese para Makaridze. Estava aberto o marcador para os portistas. E não foi preciso esperar muito mais para ver o 2-0. Aos 55′ Pepê arrancou pela direita, fugiu a Vítor Costa e cruzou atrasado para Galeno disparar para o segundo golo do jogo e que deixava os azuis-e-brancos com mais conforto no jogo. O Marítimo tentou reagir, conseguiu algumas aproximações à baliza de Diogo Costa, mas longe do perigo criado na primeira parte.

Aos 66′ Evanilson e Galeno criaram uma jogada de perigo com o extremo a atirar em arco por cima, três minutos depois o brasileiro ficou perto do “bis”, desperdiçou uma boa ocasião com um remate fraco para defesa de Makaridze. Xadas, o mais rematador dos maritimistas teve aos 77′ de livre direto uma boa oportunidade para criar perigo, mas acabou por rematar por cima.

Sentia-se que o FC Porto estava mais perto do 3-0 do que os insulares de reduzirem o marcador, com os portistas a manterem o ascendente que trouxeram do balneário durante todos os segundos 45′. Mas esse terceiro golo acabou por não aparecer e o FC Porto saiu dos Barreiros com a vitória na partida, subindo provisoriamente ao segundo lugar, ficando à espera do resultado do Sporting- SC Braga para confirmar ou não essa mudança na tabela. Já o Marítimo continua no 17.º lugar da classificação na luta para evitar a despromoção.

Publicidade