vsports

Resultados

Publicidade

Liga Bwin: SC Braga e FC Porto anulam-se e veem líder Benfica fugir

SC Braga e FC Porto anularam-se no jogo grande da jornada 25 da Liga Portugal Bwin e que terminou com 0-0 no marcador, numa partida muito tática e que apenas viu grandes oportunidades de golo já quase em cima do apito final.

Artur Jorge e Sérgio Conceição apostaram alto nesta partida e os onzes de ambas as equipas assim o mostraram. Do lado bracarense destaque para a aposta em Ricardo Horta, Iuri Medeiros e Bruma no apoio a Abel Ruiz, e nos “dragões” viu-se o regresso de Otávio ao lado direito do meio-campo e a aposta em Pepê na esquerda do ataque no lugar do habitual titular Galeno.

Foi uma “Pedreira” praticamente cheia que viu o FC Porto entrar a tentar mandar no jogo, tentando várias aproximações à baliza de Matheus nos minutos iniciais, mas sem criar qualquer oportunidade até aos 10′. Mas aos 12′ Otávio descobriu Taremi e o iraniano na cara do guarda-redes tentou um chapéu que saiu a poucos centímetros do poste. Estava dado o primeiro aviso azul e branco no jogo ao qual os bracarenses apenas conseguiram responder aos 16′ quando Bruma tirou do caminho dois defesas portistas e disparou para defesa apertada de Diogo Costa. Os dados estava lançados e aos 18′ Diogo Costa foi obrigado a brilhar de novo, desta vez a remate de Abel Ruiz.

Aos poucos, a equipa da casa foi tomando conta do jogo, embora longe das redes de Diogo Costa e Sérgio Conceição não gostou. O técnico portista expressou essa insatisfação aos 39 minutos trocando Grujic e Rodrigo Conceição por Galeno e Eustáquio. Pepê saiu então da esquerda do ataque para ocupar o lado direito da defesa, com Conceição a mostrar também mais ambição tática na procura pelo golo. De registar ainda que foi a primeira vez esta época que o FC Porto realizou substituições na primeira parte de um jogo. Mas as alterações pouco deram em termos de jogo azul e branco e a primeira metade terminou com um caso entre Taremi e Iuri Medeiros na área portista com João Pinheiro a mandar jogar. O nulo ao intervalo castigava ambas as equipas pelos poucos ataques realizados.

Sérgio Conceição voltou a mexer logo ao intervalo refrescando o lado esquerdo da defesa com a troca de Wendell por Zaidu e o onze portista respondeu com uma entrada intensa na etapa complementar e que quase ia alcançando sucesso quando Galeno num remate acrobático aos 50′ obrigou Matheus a uma grande intervenção. A resposta dos “guerreiros do Minho” chegou aos 55′, Ricardo Horta a disparar na área adversária com muito perigo ao lado. Artur Jorge lançou então Álvaro Djaló para o lugar de Bruma procurando agitar o jogo e explorar as subidas de Pepê pela direita mas o extremo bracarense demorou a entrar no jogo. Aos 66′ foi de novo Ricardo Horta a atirar de longe, mas desta vez para defesa de Diogo Costa.

A segunda parte arrastava-se num ritmo lento e sem grandes ocasiões, com Artur Jorge a dar sinais que não estava satisfeito com o empate lançando Simon Banza para o ataque ao lado de Abel Ruiz, fortalecendo a linha de fogo minhota. Ambas as equipas perceberam o peso do resultado deste jogo no desenrolar da Liga e a batalha tática acabou por se ir sobrepondo à procura pelo golo. E aos 86′ o momento decisivo do jogo com Evanilson a tirar a defensiva bracarense do caminho e, apenas com Matheus pela frente, atirou a centímetros do poste esquerdo. Foi a melhor ocasião portista em toda a partida. Já em tempo de desconto, aos 93′, foi Pizzi recém-entrado no jogo a falhar na cara de Diogo Costa, com um desvio subtil para a malha lateral e depois, no último lance do jogo e de novo isolado, optou pelo passe e permitiu o corte de Marcano.

João Pinheiro apitou logo em seguida para o final de uma partida que mantém o FC Porto na 2.ª posição e o SC Braga no 3.º lugar perdendo ambos pontos na luta pela liderança ficando a 10 e 12 pontos respetivamente do Benfica.

Publicidade