vsports

Resultados

Publicidade

Liga Bwin: Dérbi de muita emoção mas sem campeão

Num jogo com duas partes distintas, o Sporting foi mais forte na primeira e o Benfica na segunda, operando a recuperação para empatar a dois golos, com o jovem João Neves a marcar nos descontos, num resultado que adia o vencedor do campeonato para a última jornada.

Este jogo grande podia decidir o campeão de 2022/23, em caso de vitória do Benfica, mas as ‘águias’ entraram muito apáticas no jogo e o Sporting, pelo contrário, começou intenso e pressionante. O primeiro sinal foi dado por Trincão, que aos sete minutos atirou forte de longe à entrada da área. Aos 21 minutos surgiu o primeiro lance de perigo, num cruzamento de Ricardo Esgaio que Pedro Gonçalves falhou de forma escandalosa à boca da baliza, não conseguindo sequer acertar na bola. Aos 32’, o lateral passou a protagonista quando aproveitou uma bola que sobrou da esquerda para a direita para rematar forte para grande defesa de Odysseas Vlachodimos. Incapaz de suster o ímpeto leonino, o Benfica encontrava-se remetido no seu meio-campo e no espaço de seis minutos sofreu um rude golpe nas suas aspirações. Ou melhor, dois. O primeiro foi aos 39 minutos, quando o passe de Nuno Santos não foi intercetado por António Silva e Trincão desviou para defesa do guarda-redes encarnado, no entanto o grego não segurou e o extremo aproveitou a recarga para se desviar dele e marcar. Depois, à beira do intervalo, Diomande saltou mais alto que Grimaldo e cabeceou de cima para baixo, de nada valendo a estirada de Vlachodimos.

E se a primeira parte foi do Sporting, a segunda viria a ser praticamente do Benfica. As ‘águias’ entraram transfiguradas no segundo período e logo aos 46’ João Neves recuperou uma bola à entrada da área anfitriã e Rafa serviu Aursnes, com o norueguês a rematar forte para defesa segura de Israel. Aos 57’, o norueguês voltou a estar no centro da ação, desta vez acertando mal na bola e não conseguindo finalizar na área o cruzamento primoroso de Grimaldo. Entrado aos 66, Musa teve uma bela jogada individual dois minutos depois à qual só faltou o golo, arrancando antes do meio-campo, ultrapassando um adversário e rematando a centímetros do poste. O golo parecia uma questão de tempo e não demorou mesmo a acontecer. Aos 71’ Gonçalo Guedes cruzou da direita mas Aursnes, emparedado por dois defesas, não conseguiu fazer-se ao lance, a bola sobrou para o lado contrário e Grimaldo cruzou com as medidas certas para o desvio de cabeça do Nº8.

Foi só a partir desde momento que o Sporting reentrou no jogo, e podia tê-lo feito com um golo. Primeiro ameaçou Morita, que aproveitou uma defesa incompleta de Vlachodimos para atirar por cima, e depois foi a vez de Paulinho, que aos 86’ acorreu a um passe longo, tirou António Silva do caminho e só com o grego pela frente rematou contra o seu pé. O Benfica continuava a acreditar no empate e acabou por o conseguir no quarto minuto dos oito de descontos, quando o livre de Aursnes encontrou Musa ao segundo poste e este colocou ao centro, onde a defesa leonina não conseguiu afastar e Florentino, mesmo no chão, conseguiu servir João Neves; o primeiro remate do jovem esbarrou em Paulinho em cima da linha, mas a recarga entrou junto ao ângulo superior.

Com este resultado, o Benfica passa a ter apenas dois pontos de vantagem sobre o FC Porto. Na última jornada recebe o já despromovido Santa Clara e basta-lhe um empate, a menos que os ‘dragões’ vençam na receção ao Vitória SC por um mínimo de 11 golos de diferença.

Publicidade