vsports

Resultados

Publicidade

Liga Betclic: Motor leonino gripou

Num jogo frenético, um Rio Ave a jogar sem medo e olhos nos olhos empatou a três golos com o Sporting e interrompeu a série de oito vitórias seguidas dos ‘leões’, que assim deixaram o Benfica escapar na liderança isolada.

Quando o marcador foi inaugurado logo aos três minutos, o público presente deverá ter ficado com a sensação de que seria um bom espectáculo. E foi mesmo, a começar pelo golo de Umaro Embaló, que recebeu na esquerda, entrou na área e desferiu um potente remate para fora do alcance de Adán. Habituado a tarefas defensivas, Hjulmand não quis ficar atrás e também marcou um golo de belo efeito, quando aos 9′ aproveitou um alívio para zona perigosa e rematou de pronto à entrada da área, fazendo o empate.

A seguir entrou em cena Gyokeres, o goleador do campeonato. Aos 14′ rematou de longe para defesa apertada e incompleta de Jhonatan, que negou depois a recarga a Trincão, e aos 20′, descaído pela esquerda da área, tirou Costinha do caminho e atirou para defesa atenta. Os ‘leões’ começavam a ganhar ascendente e aos 29′ valeu o corte oportuno de Miguel Nóbrega a bloquear o remate de Trincão, que sairia lesionado desse lance e do jogo. Os anfitriões não se amedrontaram e depois também tiveram protagonismo, quando aos 31′ Umaro Embaló rematou por cima após erro de Adán a sair dos postes e aos 36′, quando Fábio Ronaldo rematou cruzado ao poste.

O bom momento dos vilacondenses foi abalado aos 44′, quando à entrada da área Amine perdeu a bola para Gyokeres e este, isolado frente ao guardião, não perdoou. No entanto, a vantagem leonina durou pouco, pois nos descontos da primeira parte Nuno Santos fez falta sobre Costinha na área e Aziz atirou a contar (49′).

O início de segunda parte foi mais partido de parte a parte, com ambas as equipas a tentarem sair para o ataque rapidamente. Aos 62′, quase um golo caricato, quando ao tentar cortar Coates atirou contra o colega Diomande e a bola passou perto do poste. Só que pouco depois ele aconteceu mesmo, quando Aziz se desmarcou em velocidade e à saída de Adán desviou a bola e foi carregado pelo espanhol. Na cobrança de novo castigo máximo, voltou a atirar de forma colocada, bisando na partida (67′).

Já sem opções ofensivas no banco para ir atrás do resultado, Rúben Amorim apostou na subida de Coates, para acompanhar Gyokeres, numa solução usada com muito sucesso em 2020/21. E voltou a dar certo, com o capitão a aparecer à boca da baliza a cabecear certeiro após um lançamento lateral executado de forma rápida e passe de Morita (73′). Na parte final, o Sporting tentou, como seria de esperar, chegar ao golo da vitória, mas o Rio Ave também não perdia a baliza leonina de vista. Isso só aconteceu à entrada dos descontos, quando Pantalon foi expulso, por duplo amarelo (91′), e assim preferiu guardar o ponto ganho.

A equipa de Ruben Amorim tem ainda o jogo com o Famalicão para disputar, mas nesta altura tem 56 pontos, menos dois que o Benfica, que este domingo venceu o Portimonense por 4-0. As duas equipas encontram-se na quinta-feira em Alvalade, no jogo da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Publicidade