vsports

Resultados

Publicidade

Liga Betclic: FC Porto teve cabeça para dar a volta (2-1)

Pouco inspirado durante grande parte do tempo, o FC Porto transformou uma derrota frente ao Boavista em vitória graças a uma reação intensa nos minutos finais consumada por Zé Pedro e Taremi, este último em despedida do Dragão.

Após o triunfo do SC Braga no Sábado, este dérbi do Porto revestia-se de especial importância para os Dragões, que queriam recuperar o terceiro lugar perdido para os Arsenalistas. No entanto, os instantes iniciais não mostraram um FC Porto inspirado, apesar de Francisco Conceição tentar agitar o ataque. Do lado boavisteiro acontecia quase o mesmo, com alguns lances prometedores, como um cruzamento de Malheiro ao qual Diogo Costa falhou o soco na bola e valeu o corte de Zé Pedro (18′) e um cruzamento de Salvador que o guardião desviou junto à relva (30′).

O jogo só animou nos instantes finais da primeira parte. Primeiro aos 42′, com um remate de Nico que levava a direção da baliza mas foi bloqueado por Malheiro, e logo de seguida, no mesmo minuto, com Salvador Agra a ganhar um ressalto na área e a rematar rasteiro para ótima defesa de Diogo Costa. Num período frenético, aos 43′ Pepê trabalhou bem na área e depois rematou com estrondo à barra, e o último lance digno de registo foi um livre de Galeno que fez a bola passar perto da trave.

O FC Porto apresentou-se mais dinâmico na segunda parte e aos 59 minutos Sérgio Conceição tornou a equipa mais ofensiva, com a entrada de Taremi para a saída do defesa Martim Fernandes. Só que logo no minuto seguinte, balde de água fria para os anfitriões, com Bruno Lourenço a tirar Zé Pedro do caminho na área e a rematar em arco para o fundo das redes. Aos 65′ Taremi começou a ter influência no jogo, ao arrancar a falta que ditou o segundo amarelo e consequente expulsão de Malheiro. Aproveitando a vantagem numérica, logo de seguida o treinador azul-e-branco tornou a sua equipa ainda mais ofensiva, novamente tirando um defesa (Wendell) e colocando um avançado (Namaso).

Mesmo sem ser perigoso, o FC Porto acabou por aproveitar estar com um a mais e chegou ao empate, aos 81′, quando um canto sobrou para Otávio na esquerda da área e a tentativa de remate do brasileiro levou a bola na direção de Zé Pedro, que faturou de cabeça. Aos 83′ o defesa quase bisou, com um remate forte de longe que passou a centímetros do poste. Com o jogo a caminhar para o fim a pressão portista intensificou-se. Aos 88 minutos uma defesa incompleta de João Gonçalves deixou a bola à mercê de Taremi, que rematou contra Chidozie e na recarga Namaso atirou para grande defesa. O jogador inglês voltou a estar perto aos 97′, quando se desmarcou bem e rematou à malha lateral.

E aos 98 minutos, quando o empate parecia uma certeza, Francisco Conceição desequilibrou um defesa e cruzou para Taremi ao segundo poste encostar de cabeça, dando uma preciosa vitória e uma despedida digna do iraniano da casa que o idolatrou.

A equipa de Sérgio Conceição mantém assim a terceira posição na classificação, tem mais um ponto que o SC Braga, que será o seu último adversário na derradeira jornada.

Publicidade