vsports

Resultados

Publicidade

Liga Betclic: FC Porto em serviços mínimos, vence em Famalicão

O FC Porto saiu vencedor do duelo com o Famalicão graças aos golos de Evanilson (8′), Taremi (45’+4′) e Francisco Conceição aos 87′.

Ambas as equipas mantiveram os habituais esquemas táticos, com João Pedro Sousa a chamar Jhonder Cádiz e Théo ao onze e Sérgio Conceição a promover a titularidade do jovem João Mendes no lado esquerdo da defesa e de Jorgie no lado direito, mantendo a dupla Pepe e Fábio Cardoso que foi titular em Barcelona a meio da semana para a Liga dos Campeões. Destaque ainda para Taremi, que dos jogadores escolhidos para este jogo, era o melhor marcador nos duelos entre ambas as equipas, com 9 golos em 8 jogos.

A partida iniciou no ritmo lento, mas logo aos 8 minutos Evanilson fez acelerar as emoções portistas, quando após um corte imperfeito da defensiva da casa, disparou sem hipótese para Luiz Júnior e abriu o marcador em Famalicão.

A equipa da casa apenas aos 15′ conseguiu responder quando Jhonder Cádiz entrou na área portista e Pepe em última instância evitou o remate do avançado venezuelano. E foi Cádiz quem aos 23′ voltou a ter nova oportunidade depois de Puma Rodríguez ganhar na esquerda sobre Jorgie e cruzar para o avançado famalicense desviar ao lado. A turma portista mostrava dificuldade para voltar a aproximar-se da baliza de Luíz Júnior que até aos 30′ não voltou a ser colocado à prova. Jhonder Cádiz continuava em destaque e aos 38′ cabeceou com perigo ao lado da baliza de Diogo Costa. O FC Porto mostrava dificuldade para ter bola, mas aos 41′ chegou a exceção à regra. João Mendes disparou de longe e quase surpreendia Luíz Júnior que defendeu com dificuldades para canto aos 42′ quando Alan Varela rematou de primeira para nova defesa do guardião brasileiro.

Mas a primeira metade teria ainda polémica: após uma primeira defesa incompleta de Diogo Costa, a bola sobra para duas tentativas de remate de Gustavo Sá e Puma Rodríguez, com o segundo remate a ser travado por Eustáquio com pedidos de grande penalidade famalicense. O árbitro António Nobre ouviu o VAR e mandou seguir. E aos 45’+4′ Taremi aproveitou da melhor forma um espaço na área da casa e finalizou para o 2-0, golo que dava um embalo aos portistas para um possível triunfo em Famalicão.

A segunda metade começou animada e intensa com o Famalicão a procurar empurrar os portistas para a sua área com uma sucessão de lances de bola parada que foram assustando em alguns momentos Diogo Costa. O susto maior apareceu aos 64′ quando Topic apareceu sozinho na área azul e branca, mas disparou por cima, desperdiçando a melhor ocasião dos famalicenses na partida.

Aos 68′ o FC Porto voltou a aparecer no ataque com Taremi a falhar um chapéu largo a Luíz Júnior, mas o iraniano estava em posição irregular no início do lance. As equipas continuavam muito encaixadas, apesar das várias alterações de lado a lado e as oportunidades escasseavam numa segunda parte jogada de forma intensa, mas longe das balizas na noite fria de Famalicão. Zaydou levou a sério a intensidade e aos 80′ acabou por ser expulso por acumulação de amarelos deixando a vida ainda mais complicada para os da casa. E mais complicada ficou quando aos 87′ Francisco Conceição fugiu à defensiva famalicense após passe de Grujic e fez o 3-0 que sentenciava ainda mais o resultado. Francisco Conceição ainda voltou a estar em destaque antes da compensação quando aos 90′ atirou em arco, acertou em cheio ao poste direito de Luiz Júnior.

O FC Porto triunfa em Famalicão e iguala, à condição, Benfica e Sporting no topo da tabela, o Famalicão mantém-se à condição também em 7.º lugar na classificação da Liga Portugal Betclic.

Publicidade