Publicidade
O golaço de Fábio Vieira foi anulado por um contra-ataque de compêndio finalizado por Úmaro Embaló e o FC Porto não conseguiu dar continuidade à retoma da jornada passada, empatando a um golo com o Vitória SC em casa e falhando a aproximação ao primeiro lugar.
Num jogo marcado por várias homenagens ao falecido Pinto da Costa, o FC Porto, que tinha o reforço Tomás Pérez como novidade, no eixo da defesa, começou entusiasmado e a assumir as despesas do jogo, mas a primeira parte foi escassa em situações de perigo, com o primeiro lance relevante a ser um cabeceamento por cima de Zé Pedro (10′). Aos 18′, Pepê, que mais tarde, ainda na primeira parte, viria a sair lesionado, quase se antecipou a Bruno Varela para desviar um passe para a pequena área. No seguimento da jogada, a bola é cruzada para Gonçalo Borges que remata de primeira ao lado (19′).
Apesar de aproximações interessantes à área, o Vitória SC não dava trabalho a Diogo Costa, enquanto do lado contrário, aos 34′, Bruno Varela teve de se esticar para desviar o canto largo de Alan Varela, já com Samu nas suas costas pronto a visar a baliza. Aos 41, um belo trabalho de Namaso tira com classe um defesa do caminho e atira a contar, só que o lance foi anulado por fora-de-jogo do inglês. A terminar a primeira parte, tentativa de Otávio, que subiu ao ataque e junto à bandeirola de canto fez um cruzamento-remate que terminou com a bola na malha superior da baliza.
A segunda parte começou de forma fulgurante por parte do FC Porto, que logo aos 46′ viu Gonçalo Borges romper pelo meio e remata forte por cima, perto da barra, e no minuto seguinte o cruzamento de Samu e cortado por João Mendes que quase faz auto-golo, levando a bola a passar rente ao poste. Por fim, neste período forte dos Dragões, livre de Zé Pedro e defesa a dois tempos de Bruno Varela (50′), com Alan Varela a fazer a recarga e o seu cabeceamento a passar ao lado.
Na resposta, aos 55 minutos, o Vitória SC marca após boa jogada coletiva e finalização potente de Nélson Oliveira, no entanto o lance é anulado por fora-de-jogo na construção da jogada. Já sem o treinador Luis Freira, expulso por protestos aquando do golo anulado, os vimaranenses voltaram à carga e no espaço de um minuto valeu Otávio duas vezes, primeiro aos 59′, desviando o remate de João Mendes, e depois aos 60′, cortando em cima da linha o cabeceamento de Borevkovic. Sentindo o perigo, o FC Porto tratou de dar alguma tranquilidade a si próprio, e isso aconteceu aos 67′, quando a bola foi colocada em Fábio Vieira, que descaído sobre a esquerda, à entada da área, flete para dentro e desfere um belo remate em arco que o voo de Bruno Varela não consegue travar.
Aos 72′, bom trabalho de Gonçalo Borges, a girar sob si próprio e a rematar cruzado ao lado, na tentativa dos anfitriões chegarem ao golo que sentenciaria provavelmente a partida. No entanto, na parte final os Conquistadores fizeram o assalto final à baliza azul-e-branca. Aos 83′ o remate de João Mendes cria perigo, desviando num adversário e saindo ao lado, e na sequência do canto Borevkovic cabeceia e Diogo Costa desvia com a ponta dos dedos junto à barra.
O empate acabou por chegar mesmo, quando aos 86 um indecisão do FC Porto levou a perda de bola e combinação rápida no meio-campo, com dois suplentes a fabricarem o golo, já que Nuno Santos fez um passe a rasgar e isolou Úmaro Embaló, que partiu antes do meio-campo e faturou à saída de Diogo Costa. Nos minutos finais o FC Porto pressionou mas não conseguiu criar lances perigosos, não desfazendo um empate que o mantém a seis pontos da liderança, vendo ainda o Braga alcançá-lo no terceiro.
Publicidade