vsports

Resultados

Publicidade

Liga Betclic: Cabeça de Moura dá novo ânimo ao FC Porto

Um cabeceamento de Francisco Moura, no seu segundo jogo seguido a marcar, bateu o Farense por 1-0 e ajudou o FC Porto a regressar às vitórias no campeonato, após cinco jornadas sem vencer.

Num jogo que começou com uma homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto, falecido no Sábado, a equipa portista apresentou-se com várias alterações, certamente já a pensar no duelo europeu com a Roma. Ainda assim, foram os portistas os primeiros a criar perigo, logo aos seis minutos, quando Fábio Vieira passou por dois adversários na área e valeu depois um corte de Menino no último instante, quase se preparava para rematar.

Compacto na defesa e a mostrar compostura e tranquilidade na circulação de bola, não se mostrando receoso do FC Porto, o Farense teve algumas aproximações perigosas à área de Diogo Costa, mas o único lance que causou algum perigo foi um cruzamento-remate de Paulo Victor na esquerda, com a bola a passar perto do ângulo superior (14′). O FC Porto tinha domínio territorial mas não mostrava grande inspiração ofensiva, com um livre de Fábio Vieira à entrada da área a passar por cima. Nos descontos, aos 46′, surgiu o lance mais perigoso do jogo, quando Pepê cruzou para o segundo poste, Francisco Moura amorteceu de cabeça e a bola passou por Gul e um defesa, cujo desvio subtil a deixou à mercê de Fábio Vieira, que apareceu a rematar junto à marca de penálti, fazendo-a passar muito perto do poste, valendo um ligeiro desvio de Artur Jorge.

A segunda parte começou praticamente com o golo portista. Aos 48′, um livre lateral de Fábio Vieira colocou a bola muito chegada à baliza e o defesa Francisco Moura, com um desvio subtil, colocou-a fora do alcance de Ricardo Velho. Depois disso, o FC Porto continuou a dominar enquanto o Farense tinha dificuldades em organizar ataques de bola corrida. Assim, foi de bola parada que os algarvios ameaçaram, mas o livre de longe de Rony Lopes, apesar de forte, foi à figura de Diogo Costa, que encaixou com segurança.

A vantagem quase foi dilatada aos 72′, mas Rodrigo Mora, de baliza aberta descaído pela esquerda, falhou de forma incrível na recarga a grande remate de Fábio Vieira ao poste. Os visitantes quase lamentaram esse desperdício aos 83′, quando na sequência de um canto Cláudio Falcão, à entrada da pequena área, se antecipou e cabeceou forte, valendo uma enorme defesa por instinto de Diogo Costa junto ao poste. Mesmo à beira do fim, nos descontos, destaque ainda para a lesão grave de Vasco Sousa, entrado minutos antes, após uma entrada dura de Zé Carlos, que valeu a expulsão ao jogador algarvio.

Com aquela que foi apenas a segunda vitória no consulado do treinador Martín Anselmi, os Dragões também conseguiram recuperar pontos em relação ao líder Sporting, de quem estão agora a seis, e mantendo-se a quatro do Benfica, segundo classificado.

Publicidade