vsports

Resultados

Publicidade

Liga Betclic: Azar de Galeno mantém FC Porto sem vencer

A tentar interromper uma série de quatro derrotas, a sorte não esteve do lado do FC Porto, que empatou a um golo com o Santa Clara, num jogo em que Galeno desperdiçou dois penáltis, um deles nos descontos.

Numa série negativa sem precedentes e sem os castigados Eustáquio, González e Samu, o FC Porto tratou cedo de inverter essa tendência e logo no minuto inicial quase marcou, num cruzamento de Martim Fernandes que Sidney Lima cortou contra Pedro Ferreira e quase deu auto-golo, seguindo-se um lance, aos 12′, em que Diogo Costa passa longo e isola Gul, que depois não aguenta a pressão de Sidney Lima e Luís Rocha e perde a bola. Logo de seguida, contrariedade para o FC Porto, que viu Martim Fernandes, regressado de lesão, sucumbir a novo problema físico.

Os Dragões estavam empreendedores e dinâmicos no jogo, frente a um Santa Clara seguro a defender mas praticamente inofensivo no ataque, mas só aos 28 minutos conseguiu a primeira ocasião de perigo, com Varela a rematar de longe para defesa apertada de Gabriel Batista e Gonçalo Borges a rematar ao lado na recarga. Para piorar a situação, pouco depois surgiu o golo dos açorianos, quando na marcação de um canto Klismahn colocou a bola no coração da área e Gabriel Silva rematou de primeira, não muito forte mas com excelente direção, fazendo a bola entrar junto ao poste.

À beira do intervalo, Vasco Matos teve de substituir Calila pois o defesa estava a ser muito faltoso e já tinha amarelo, e foi também nos instantes finais que o empate esteve perto de acontecer, primeiro num golo anulado por fora-de-jogo de Gul, após recarga num remate de Galeno defendido de forma incompleta (41′), e novamente com o jovem turco em ação, quando aos 44′, à boca da baliza, desviou a bola com a coxa e acertou no poste após cruzamento primoroso de João Mário.

Tal como na primeira parte, a segunda podia ter arrancado com um golo logo a abrir, após um mau corte de Luís Rocha ter sobrado para Galeno, que rematou de pronto para boa defesa, aos 46′. Com o FC Porto cada vez mais ofensivo e o Santa Clara mais defensivo, os lances seguintes com relativo perigo foram protagonizados por Gul (49′) e o recém-entrado Zaidu (59′), mas sem acertar no alvo.

A ocasião mais flagrante aconteceu aos 72′, com Galeno a ganhar um penálti, sofrendo falta de Gabriel Batista, mas depois na conversão a acertar no poste e Fábio Vieira a não conseguir faturar na recarga, atirando para as mãos do guardião. No entanto, o golo não demorou a chegar, já que aos 76′ um livre de Varela colocou a bola na cabeça de Otávio, na esquerda da área, com o cabeceamento a sair bombeado e a surpreender Gabriel Batista, que viu a bola sobrevoá-lo.

A expulsão de Matheus Pereira, aos 80′, por duplo amarelo, impulsionou ainda mais os anfitriões, que ficaram perto do 2-1 por Varela, com um remate de longe que passou perto (84′), e um remate de Tiago Djaló, também de fora da área (93′), acertou no poste. Com as emoções ao rubro, mais ficaram no último minuto dos descontos, com novo penálti assinalado. Só que Galeno voltou a não ser feliz, primeiro permitindo uma grande defesa a Gabriel Batista e depois atirando ao lado, de forma incrível, na recarga.

Com este resultado os Dragões o melhor que conseguem é igualar o Benfica no segundo lugar, ficando ainda mais afastados do líder Sporting, surpreendidos por um Santa Clara que volta a ter interferência na luta pelo título, depois de já ter roubado pontos aos Leões.

Publicidade