vsports

Resultados

Publicidade

Holanda termina época sem campeões e clubes ameaçam recorrer à UEFA

A liga holandesa anunciou esta sexta-feira o final da época, sem campeões e com AZ Alkmaar e Ajax apurados para a Liga dos Campeões, Feyenoord, PSV e Willem II vão à Liga Europa. Esta decisão vem na sequência da proibição de jogos até 1 de Setembro, decretada pelo primeiro-ministro Mark Rutte.

Uma das vozes dissonantes é a do FC Utrecht que ia disputar a final da Taça da Liga com o Feyenoord e, caso vencesse, podia apurar-se para a Liga Europa. Contudo, esta competição também foi cancelada e por isso o clube pretende avançar com uma queixa para a UEFA.

Em comunicado, o clube explicou: “FC Utrecht não aceita ficar fora de distribuição dos lugares europeus. O FC Utrecht não hesitará em desafiar esta decisão diante de um tribunal de desporto e da UEFA. É inaceitável que a taça, cuja final não foi disputada, seja completamente ignorada e não seja tida em consideração no momento de escolher que clubes têm direito a um bilhete europeu.”

No caso da segunda liga, sem campeões, subidas ou descidas, também há queixas. O Cambuur seguia com 4 pontos de distância para o segundo classificado e 11 para o terceiro, estava portanto em boa posição para subir ao escalão principal. Depois de conhecida esta decisão, o treinador da equipa, Henk de Jong, disse mesmo ser a “maior desgraça da história do desporto holandês. Tento sempre ver o melhor nas pessoas e nas suas decisões, mas isto é inacreditável. A UEFA pediu decisões justas, mas esta está longe de o ser. Somos líderes desde meados de outubro e esta decisão terá graves implicações desportivas e financeiras”.

Publicidade