vsports

Resultados

Publicidade

Euro 2024: Portugal cai nos penáltis e França segue em frente

Portugal bateu-se bem, até podia ter vencido, mas sem golos em 120 minutos foi nos penáltis que se decidiu o vencedor. Se frente à Eslovénia, com a exibição épica de Diogo Costa, a sorte sorriu à seleção nacional, esta noite os gauleses não desperdiçaram nenhum dos penáltis, João Félix, infeliz, acertou no poste e é a França que segue para as meias-finais, onde vai encontrar a Espanha.

Apesar de todos darem a França como favorita, a verdade é que Portugal procurou repetir o feito de 2016, e esteve perto de o conseguir. Não se amedrontou, reagiu sempre à perda de bola e fez o adversário correr, mas pecou na finalização.

Na primeira vez que os franceses chegaram com perigo à área portuguesa, Diogo Costa resolveu com facilidade o remate de Theo Hernández. Logo a seguir apareceu Mbappé, cruzou em cima da linha de fundo, o guardião português sacudiu. Perto do intervalo, um livre de Bruno Fernandes ainda assustou Maignan, mas a bola foi por cima da baliza e a 1.ª parte terminou sem golos.

No segundo tempo Portugal teve três oportunidades praticamente seguidas em que podia ter marcado. Maignan fez duas boas defesas, primeiro negou o golo a Bruno Fernandes, depois conseguiu travar o remate de Vitinha. Pelo meio, Cancelo rematou cruzado mas para fora. Numa altura em que era Portugal que estava melhor, a França também podia ter chegado à vantagem, valeu o corte providencial de Rúben Dias, a impedir que o remate de Kolo Muani acabasse dentro da baliza portuguesa. Aos 70 minutos, foi por centímetros que Camavinga não marcou, a bola tirou tinta ao poste esquerdo. Já nos descontos, Mbappé ainda testou a atenção de Diogo Costa, a bola foi à figura do guarda-redes e o jogo seguiu para prolongamento.

Na etapa complementar, excelente trabalho de Francisco Conceição, a oferecer a bola a Cristiano Ronaldo, o capitão português estava em boa posição mas atirou muito torto para fora. As acelerações de Rafael Leão continuavam a desequilibrar, mas a defesa francesa ia resolvendo. A 2.ª parte do prolongamento começou e acabou com Portugal a ameaçar, João Félix cabeceou à malha lateral, Nuno Mendes rematou para as mãos de Maignan.

Seguiram-se os penáltis, desta vez Diogo Costa não conseguiu defender nenhum, João Félix na terceira oportunidade tentou colocar a bola longe do alcance do adversário e acabou por acertar no poste e o jogo terminou com o triunfo dos franceses por 5-3 após as grandes penalidades.

Publicidade